
SOLDA MIG, TIG E ELÉTRICA
SOLDA MIG
A solda MIG/MAG é um processo de soldagem por arco elétrico entre um metal de base e um consumível em forma de arame, denominado eletrodo não revestido, fornecido por uma alimentação contínua, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão, sob uma atmosfera de proteção gasosa.


solda tig
Tungsten Inert Gas (em português, Tungstênio Gás Inerte). Esse método de soldagem é realizado a arco elétrico, um curto-circuito controlado. Os eletrodos utilizados no processo são feitos de Tungstênio, elemento robusto que possui o mais alto ponto de fusão entre os metais. Por esse motivo, o eletrodo não é consumido na soldagem.
Os equipamentos utilizados na Solda TIG são definidos conforme o material a ser soldado. No caso de alumínio e magnésio deve ser uma máquina de solda com corrente alternada (AC) e os outros metais uma máquina de solda com corrente contínua (DC).

SOLDA elétrica
Durante o processo de soldadura elétrica, as peças de metal são ligadas em conjunto utilizando grampos de cobre. A eletricidade é passada através das peças, aquecendo-as e ligando-as no ponto em que as duas peças de metal se encontram. Parece que o calor seria maior no ponto de encontro dos dois metais, mas a área onde os metais são retificados e não se tocam torna-se quente e depois irradia para as articulações.