SOLDA MIG, TIG E ELÉTRICA

SOLDA MIG

A solda MIG/MAG é um processo de soldagem por arco elétrico entre um metal de base e um consumível em forma de arame, denominado eletrodo não revestido, fornecido por uma alimentação contínua, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão, sob uma atmosfera de proteção gasosa.

solda mig 1 menor.jpg
solda tig 1 menor.jpg

solda tig

Tungsten Inert Gas (em português, Tungstênio Gás Inerte). Esse método de soldagem é realizado a arco elétrico, um curto-circuito controlado. Os eletrodos utilizados no processo são feitos de Tungstênio, elemento robusto que possui o mais alto ponto de fusão entre os metais. Por esse motivo, o eletrodo não é consumido na soldagem.

Os equipamentos utilizados na Solda TIG são definidos conforme o material a ser soldado. No caso de alumínio e magnésio deve ser uma máquina de solda com corrente alternada (AC) e os outros metais uma máquina de solda com corrente contínua (DC). 

solda-elétrica.jpg

SOLDA elétrica

Durante o processo de soldadura elétrica, as peças de metal são ligadas em conjunto utilizando grampos de cobre. A eletricidade é passada através das peças, aquecendo-as e ligando-as no ponto em que as duas peças de metal se encontram. Parece que o calor seria maior no ponto de encontro dos dois metais, mas a área onde os metais são retificados e não se tocam torna-se quente e depois irradia para as articulações.